segunda-feira, 30 de março de 2009

Isto foi escrito durante a final da taça da liga

Mais uma vez vamos ouvir que ganhamos porque fomos ajudados pelos árbitros,
para quem viu o jogo é obvio que não devia ter sido pénalti, não há dúvidas ele tocou na bola com o peito, aquilo não foi mão nem aqui nem na china. Mas para quem viu o jogo em directo há só uma situação que devia atenuar os comentários que vão aparecer nos próximos dias, nos segundos anteriores à repetição da jogada, todos os comentários diziam que tinha sido uma boa decisão do árbitro. Na realidade esta situação só prova uma coisa, não é que o benfica é protegido pelos árbitros, a unica coisa que esta situação prova é que o video devia começar a ser utilizada pela arbitragem.
E os penaltis?
Sempre o mesmo sofrimento, a esperança, ou a falta dela no meu caso.
Desta vez safámo-nos, mas foi emocionante, os guarda redes andam a defender muitos pénaltis, deu para sofrer, ainda por cima com todo o tempo em que as bolaas não apareciam.
Finalmente ganhámos alguma coisa já era tempo, mas foi desta maneira, e ainda por cima foi desta maneira. A verdade é que este jogo vai curar as feridas recentes dos dois lados, pelo Benfica vai-se ter a vitória da Liga para esquecer a última derrota na liga, pelo lado do Sporting, a famosa revolta e sentimento de injustiça, assim como as noticias que vão aparecer na comunicação social nos próximos tempos por causa desta situação, vai afastar as memórias das duas derrotas na liga dos Campeões.
Não era o que queriamos? Todos, de um lado e de outro, o que interessava não era só ganhar mas esquecer que qualquer uma das equipas não vai conseguir conseguir chegar ao que queria, que era ser campeão, mais uma vez o Porto vai ser campeão, e tanto o Benfica como o Sporting vão continuar a falar de mesquinhices, o que deviamos fazer era olhar para nós e pararmos de no queixarmos, não somos nenhuns coitadinhos, somos uma equipa grande que tem estado pequenina nos últimos anos. Tem estado a demonstrar que não me merece estar entre os melhores.
Deviamos ter uma equipa que fosse acima de tudo verdadeira, uma equipa séria que mostre que merecemos estar entre os mellhores, entre as grandes equipas do mundo.
E isso n~~ao se faza partir de baixo, isso faz-se com exemplos vindos de cima, isso começa a criar-se quando começarmos a ignorar as arbitragens, quando começarmos a ignorar as mesquinhices clubisticas, quando coemçarmos a mostrar quem somos á nossa custa com o que fazemos e sem ser à custa de criticar outros clubes.
Isto volta a provar que temos uma porcaria de arbitragem, temos uma porcaria de futebol nacional, só interessa ver de quem é a culpa, ou pior, só interessa atirar a culpa a alguém, temos um futebol que não interessa a ninguém, não temos um bom futebol, não temos competiçção são sempre os mesmos que ganham, há sempre culpa da arbitragem, é raro quem consegue admitir os seus próprios erros. E há corrupção por todo o lado, não se consegue perceber quem é corrupto e quem não é, e é rara a pessoa a quem isso interessa, só interessa que o seu clube ganhe se for à custa da verdade não interessa, desde que ganhe.
O futebol acaba por ser um exemplo perfeito do país que somos, um país de egoistas e egocentricos, a quem não importa se passamos por cima de alguem, para chegarmos aos nossos objectivos.
Temos que crescer, todos, benfiquistas, portugueses, temos que passar a assumir os nossos erros e começar a tentar evoluir sem pisar os outros, temos que tentar pôr as nossas diferenças de lado, temos que começar a afastarmo-nos da mesquinhez.
Temos que melhorar o nosso futebol assim como o nosso País e isso não se faz à custa dos outros, isso não se faz a demonstrar o espirito de coitadinhos.

Sem comentários: